sábado, 24 de março de 2018

Texto sem fundamento


Ainda nem são cinco horas da manhã e já acordo. De acordo com a in-Sônia, o horário certo é mesmo este, ela nunca se atrasa muito. Teimo em ficar na caverninha, apelido carinhoso que dou ao edredon quando cubro-me dos pés a cabeça. O verdadeiro homem da caverna. A barba crescida de meses, pelo frio, preguiça, modismo, e que sofre apenas pequenos talhes aqui e ali ajuda a compor o visual da personagem.
Nos ouvidos os trechos de poema, voz na cabeça é de Maria Bethânia.

Detalhe arquitetônico ao lado da ponte D. Luís I - Porto
"Mora comigo na minha casa um rapaz que eu amo. Aquilo que ele não me diz porque não sabe, vai me dizendo no seu corpo que dança para mim. Ele me adora e eu vejo através dos seus olhos um menino que aperta o gatilho do coração sem saber o nome do que pratica. Ele me adora e eu o gratifico só com os olhos que o vejo. Corto todas as cebolas da casa, arrasto os móveis, incenso. Ele tem medo de dizer que me ama. E me aperta e mão, e me chama de amiga”

Ao texto de Luiz Carlos Lacerda segue a voz dela emendando a canção de Caetano “Ah, esse cara tem me consumido, a mim e a tudo que eu quis…”

Está em minha cabeça há dias. Devo ter ouvido pela primeira vez da metade para o final dos 1980, e a despeito do meu pai escrever poesias, talvez tenha sido com a voz de Betânia que comecei a amá-las de facto. E por isso as vezes elas entram e é dificíl saber quando saem. Martela-me também a cabeça - será devido minha crise existencial, cada vez mais crise e menos existência? – a frase inicial do poema I´m nobody (Não sou ninguém) de Emily Dickson e- “Não sou Ninguém! E tu, és quem?” Ok. Ok. coloco o texto do poema minimalista ao final.

Não a poesia não vai ajudar com a insônia, na verdade como se tivesse vários cérebros, os pensamentos ocorrem todos ao mesmo tempo, Dickson, Bethânia, cobranças de leituras técnicas, textos que deveria aproveitar para escrever enquanto a ideia está ali… Levanto, ligo o micro e venho para cá, lá fora, 7, 8 graus, os termômetros divergem, eu, concordo com eles: está frio! Ligo o aquecedor, coloco sob a mesa de trabalho, esquento leite na panela grande pois as outras estão ocupadas ou sujas, afinal a taça de vinho também está ali à pia, em consonância com elas, o Feng Shui é perfeito, filtra a energia negativa que vem do sudoeste. Lembro de Gizelton me dizendo pra por canela. Não tenho, e o beato que tem o dom de transformar milho em canela está do outro lado do Atlântico, adoço com mel e anoto canela na lista de compras que não farei hoje, os textos técnicos… Sim, os textos técnicos…

Penso a quem pode interessar um texto desses, e dou-me conta que o que tinha na cabeça ao ligar o micro já não existe, foi embora e não volta. Assim como tempo correu, o leite quente foi sorvido, e vamos então voltar a caverninha… Os textos técnicos ficam para quando acordar definitivamente. Agora a poesia sufoca-me. Dou-me conta uma vez mais que ontem foi o dia dela. Num fiz nenhuma, vai ver é por isso que ela me castiga.
Bom dia!

Não sou Ninguém! E tu, és quem?
Ninguém – Também?
Então somos um par?
Não conte! Podem espalhar!
Que triste – ser – Alguém!
Que pública – a Fama –
Dizer seu nome – como a Rã –
Para as palmas da Lama!

Emily Dickinson: "I'm nobody", - "Não sou ninguém"




2 comentários:

  1. Pous eu gostei da tua insônia, descrita tão sinceramente que mais parece um documentário da alma!! Super beijo e coragem, coragem como dizia sabiamente a velhinha cega da feira do Paraíso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido, por isso então já valeu a insônia. beijo grande

      Excluir

Será muito bom saber que você leu, e o que achou.
Deixe aqui seu comentário