terça-feira, 8 de maio de 2018

Sem simpatias

Cai o garfo
Cai colher
Nem te animas, ninguém vai chegar
Nem homem
Nem mulher

Cai a faca
Diz, que deve riscar-se o chão com ela, três cruzes, no lugar exato onde caiu
Ou...
Vem briga na certa, a casa ruiu

Ah, basta de bobagens, nem te apoquentes
Ninguém vai chegar
Não inventes,
Não terás com quem brigar

O exílio é assim solitário
Mas finges rir.
Posta nas redes, uma foto assim com um sorriso na cara.
Hão de colocar logo um comentário do tipo: "Cara boa", "vida boa". Algo assim, até não é ruim.

Ai de mim.
Valei-me Raimundo Correia e seu "mal secreto"
Já que não valeu-me a Nossa Senhora
Deixemo-la lá descansar até que chega a boa hora.
E ela pegando-me a mão diga: _Agora chega, vambora.


Foto: Azulejo a representar N.Sra. de Fátima - Fátima - Portugal
(réplica do painel de azulejos da Capelinha das Aparições, datado de 1927.
Carlos Ramiro (Pintor), cerâmica de Bicesse 2007

25 comentários:

  1. Essa parada do garfo eu sabia, da faca pra mim é novidade. Então caiu uma faca tem que riscar o chão em forma de cruz 3 vezes . Adoro seus textos, Dj!! Abraços fraternos querido .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido.
      Isso, faz logo três cruzes senão a briga é feia, precisa vir os macacos da polícia pra separar. rsrs

      Excluir
    2. Senti na alma! Entendi , não, percebi perfeitamente! ❤

      Excluir
    3. <3 Que bom querida. Na volta precisamos tomar um café, ou cerveja, ou vinho... Sentimentos líquidos. :) Obrigado

      Excluir
  2. Eu sempre “desviro” os chinelos e salvo as mães por aí, hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu não sabia que as mães morriam pelos chinelos emborcados, só pelo andar de costas... Achava que os chinelos só atraíam raios, como roupa do avesso, ficar sem camisa e espelhos. :)

      Excluir
    2. Nossa, dizem que a mãe morre. Principalmente se forem chinelos havaianas kkkkk. Mentira, essa segunda parte é por minha conta.

      Excluir
  3. Obrigado querido, pois é, já nem lembro quem me contou da faca, mas eu, que não creio adoro essas crendices, e imediatamente absorvi. :) simpatias, expressões populares, como soam-me deliciosas.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu nunca tinha atinado com isso, é por isso que os cemitérios estão cheios de mães... Nossa, e eu salvei várias achando que estava apenas a desviar raios... :)

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia dessas histórias de garfo, faca e colher rsrs Dja, a saudade está alimentando sua veia literária!!! Espero que vc traga um novo livro na mala (de sua autoria). Bjss ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser dificílimo Sílvia... Mas, faz aí uma simpatia, quem sabe ajuda. rsrs

      Excluir
  6. Risca o chão
    E meu pai ainda dizia *pé de pato, mangalô três vezes*

    Simpatias....

    😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o "*pé de pato, mangalô três vezes*" eu só conhecia da literatura, nunca conheci ninguém que realmente usa-se. Pronto!!! :) É verdadeiro então.

      Excluir
  7. Já ouvi falar do garfo e colher e até de andar sem camisa na chuva! Que atrairia raio no umbigo!!! mas.....da faca este eu ainda não tinha ouvido.
    Meus parabéns meu amigo um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edson. Nossa eu sabia, meu pai falava dos raios, e nos mandava por camisas, mas não sabia da precisão do raio que seria no umbigo! :) Sempre a aprender. :)

      Excluir
    2. Riscar a faca na minha terra é chamar pra briga kkk ótimo poema, nunca tinha lido teus textos, talvez porque não ganhei um livro autografado hahaha

      Excluir
    3. Luck (in the Sky of diamonds?)
      Estranho, porque o blog é muito mais antigo que o livro... E todos que foram ao lançamento ou adquiriram via correios e o quiseram com dedicatória receberam o livro autografado.
      Enfim, bom que veio ler. Antes tarde do que mais tarde. :)

      Excluir
  8. As simpatias tem perdido espaço neste nosso mundinho, onde pessoas e sentimentos que vivem dentro de nós estão sempre distantes, o mundo tem se tornado um lugar antipático, de verdade. Belo texto meu irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      É o mundo não é um lugar agradável, tenho cada vez mais essa certeza. Mas como muda-lo, ou moldar-se a ele? De verdade não sei...

      Excluir
  9. Nossa Djair, isso nos remete a tanta coisa da infância, lembro muito da minha vó me dizendo para não guardar roupa do avesso que traria maus presságios. Ainda faço isso, acho que inconscientemente para me lembrar dela e de quanto foi importante para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É CRaúdia! era tudo tão mais simples... um obscurantismo mais saudável que os que as religiões nos trouxeram... Meu pai também não gostava das roupas ao avesso e lembro minha a dizer... Bem, vou deixar pra um próximo texto... LOL

      Excluir
  10. O sapato virado me persegue até hoje!! Como ja te disse acho que o exercício da solidão ajuda você encontrar seu texto!! Muito bom, adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lê, aliás esse texto é mais sobre a solidão do que sobre simpatias. rsrs
      Bjs

      Excluir

Será muito bom saber que você leu, e o que achou.
Deixe aqui seu comentário